O que é Feng Shui

Como harmonizar os espaços, usando a teoria das cores e técnicas de Feng Shui?

O Feng Shui é a antiga arte chinesa nascida na China há mais de 5 mil anos, que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente, através dos cinco elementos da Astrologia chinesa: a madeira, a água, o fogo, a terra e o metal. Eles representam as formas fundamentais do universo e são os cinco modos da energia Ch’i se manifestar.

A proposta do Feng Shui visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz. O Feng Shui possibilita o alcance dos objetivos com o menor desgaste de "energia". Você pode torná-la favorável através da disposição dos objetos e das cores que rodeiam os ambientes onde você vive. As energias estão sempre nos rodeando,muitas vezes temos determinada sensação quando entramos em um lugar, pode ser boa ou ruim. Isso quer dizer, que mesmo sem entender exatamente como as forças trabalham, sabemos que elas existem. Para mostrar a riqueza de detalhes e a influência das cores nos ambientes, iremos explicar seus efeitos através da ótica do Feng Shui. Para cada finalidade, uma cor. Além do sentido figurado e oculto das cores, existem referências científicas ao que cada uma causa nas reações humanas. Na cultura ocidental, as cores podem ter diferentes significados. Estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.

Branco - está relacionado com o elemento metal

A cor branca traz, para algumas pessoas, a sensação de paz, calma, tranqüilidade e serenidade. Para outras, a sensação é de frieza, tristeza e impessoalidade. O branco é muito usado para dar uma sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados. Locais com a cor branca, trazem uma sensação de mais claridade.

Preto - está relacionado com o elemento água

Pode ser uma cor opressiva e depressiva. Deve-se ter muito cuidado na sua aplicação, pois pode passar a sensação de angústia. Pode lembrar perdas e tristezas. Ela deve ser usada em pequenos detalhes na casa, e também é para fazer contrastes, principalmente com o branco.

Verde - está relacionado com o elemento madeira

Proporciona sentimentos de paz, harmonia e tranqüilidade. Acalma e revigora a alma. Na China, considera-se o verde a cor da paz e da longevidade. O verde também está relacionado com a primavera.O verde é repousante e tranqüilizador, fazendo com que ele seja uma cor apropriada para qualquer aposento usado para repouso e para dormir. O verde acalma a mente e elimina a tensão e a ansiedade. Muito cuidado em usar a cor verde em locais onde predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente – verde/madeira alimenta o vermelho/fogo.

Lilás/Violeta

Traz tranqüilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade e a meditação. Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos. Nas casas, o melhor ambiente para uso são em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade. Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.

Laranja - está relacionado com o elemento terra

Laranja é uma cor social e sociável, com muito impulso e energia. Um pouco mais reservado que o vermelho, é uma cor bem humorada, agradável mais exatamente, apaixonada. Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, à brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usado em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Vermelho - está ligada ao elemento fogo

Como está ligado ao elemento fogo deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor. Todo cuidado é pouco na hora de se aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo quando aparece em excesso. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e ate exótico. Em demasia, pode ser vulgar.

Azul - está relacionado com o elemento água

Otimismo, segurança, tranquilidade. É a cor do céu. Hoje em dia, ele está relacionado com a consideração e a verdade. É calmante, introspectivo e responsável. O azul é tranqüilo e voltado para o intimo. Pode ser uma escolha muito boa, caso você tenha um aposento para meditar. Os azuis mais fortes, tais como o índigo, favorecem a espiritualidade e a intuição. Diversas tonalidades de azul podem ser a escolha certa para o banheiro e o lavabo. Isso ocorre porque o azul está relacionado com o elemento água.

Amarelo

Outra cor que estimula o intelecto e ajuda muito nos estudos. É a cor do sol, da luz, por este motivo deve ser usado em ambientes escuros. Estimula a comunicação, o mental e abre o apetite. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelarados e confusos, provocando preocupação.

Voltar
 
 
 
 
 
 
Rua Joaquim Floriano, 916 | Itaim Bibi - São Paulo / SP CEP 04534-004
Telefones: 11 2688-3678 | 11 3078-0458 | (11) 94508-5788 - Email: saocarlostintas@terra.com.br
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8:00 às 18:00 | Sábado das 8:00 às 14:00
Copyright - 2009 - Tintas São Carlos
Todos Direitos Reservados
Produzido por Centralize